sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Brasil... paraíso das oportunidades!!

Semana passada eu comecei a cair na real e perceber que preciso me mexer se eu quiser ter um emprego novamente. Basicamente os contatos mais diretos na europa que eu poderia utilizar estão fora da área de cobertura... hehehe. Na verdade eles estão sem projetos e dessa forma sem dinheiro para pagar novos integrantes.

Com isso eu tive que entrar no modo promíscuo como eu digo! Basicamente eu acho grupos de pesquisa que trabalham na minha área ou em áreas que eu gostaria de trabalhar e aí monto uma "Initiative Application" e envio por email. Em 3 lugares eu consegui criar contatos para que essas pessoas direcionassem o meu CV. Em um local eles não têm projetos no momento, outra mandei hoje o CV :D, e na terceira fui fazer uma entrevista, que foi nessa terça-feira. Essa entrevista foi no Heinz Nixdorf Institute que fica em Paderborn, uma cidade que fica a 1:30 de tem de Dortmund. Ainda não recebi nenhuma resposta ou sinal de fumaça... mas a entrevista foi estranha.

Conversando com uns amigos do Kristian, em um happy-hour nessa quinta-feira, descobri que as entrevistas de emprego na Alemanha, na área acadêmica, podem chegar a mais de 3 horas!!! Em muitos lugares eles pedem que o candidato leve uma apresentação, e depois que tu faz a apresentação eles te sabatinem, e só então é que vai pra parte de entrevista. Bom... aprendi que essa apresentação tem que possuir muitos detalhes técnicos! Coisa que não fiz na minha primeira entrevista de emprego... fazer o que! São com os erros que a gente aprende!

Mas uma coisa já deu pra sentir, a situação de empregos na Europa não é a das melhores. Os efeitos da crise de 2008 ainda podem ser fortemente sentidos. O Brasil está em uma ótima fase de expansão da pesquisa! E isso me enche de orgulho... e questionamentos... hehehe. Será que fiz a coisa certa em vir pra cá. Mas minhas razões pra mudar pra Alemanha não se restringem à trabalho ;), alias acho que se fosse pesar só a questão do trabalho eu realmente preferiria ficar no Brasil, neste momento.

No restante tá tudo indo muito bem!! :D No final de semana passado viajamos até a cidade de Kiel, que fica bem no norte da Alemanha. A irmã do Kristian mora nessa cidade. O final de semana foi muito legal, a família do Kristian me aceitou de verdade na família deles, e fico muito feliz com isso. A comunicação é engraçada... tem horas que a gente fala em alemão, claro que eu falo meu baby-german hehehe, e tem outras horas que eles falam em alemão e eu respondo em inglês. Mas no geral a gente se entende super bem! O Marido da Rike (irmã do Kristian), o Sven, fez Frikadelle e Flamkuchen!! E tava super bom!! Passei o final de semana cuidando dos 2 gurizinhos que eles têm: Lasse (7 meses) e Finn (3 anos). Sim os nomes são muito estranhos pra gente! Mas é que esses são nomes tipicamente do norte da Alemanha e dos países nórdicos, e eles gostam desse tipo de nome... fazer o que não é mesmo!

Aos pouquinhos a vida vai se arrumando e eu formando uma rotina de trabalho. Sim!! Trabalho!! Muito trabalho!! Não é porque estou momentaneamente sem emprego eu tenha ficado sem nada pra fazer ;)

Vou ficando por aqui... quando tiver mais notícias eu mando!

3 comentários:

  1. Ei, tu podia botar pilhar no Chucr.., digo, Kristian, pra ver se ele não começa a "interagir" com os grupos aqui do brasil... (hua hua hua)

    ResponderExcluir
  2. E não é que a Mala postou mesmo? :)
    Muito bom, Clarissa! Continue assim!

    Vai dar certo. Mais cedo ou mais tarde, tudo se ajeita e tu vai achar o trabalho que tu procura.

    Bom ter notícias tuas. :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Também gostei de ler novas notícias e foi bom ler este relato em primeira mão, visão de quem olha de fora, sobre nosso Brasil e nossa caminhada para nos tornarmos um país objeto de desejo; Um local de oportunidades.
    A torcida continua ! Saudades dos 3Ls

    ResponderExcluir