terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Semanas difíceis e decisivas...

Depois do final de semana do nosso casamento nós estávamos nas nuvens. Felizes e tranquilos! Imaginando que o pior (em termos de burocracia) já tinha passado e que agora iriamos conseguir oficializar a minha migração para Alemanha. Isso significa na prática que eu passaria ter a permissão de morar aqui na Alemanha, ter direito à um seguro saúde de verdade (e não o seguro de viagem) e que a gente não correria mais o risco de a qualquer momento eu ter que voltar pro Brasil e recomeçar as nossas indas e vindas pra pode ficar junto.

Pois é... nem tudo é tão simples. O choque com a realidade veio rapidamente na segunda-feira dia 06/12. Nós acordamos cedo, muito felizes pensando em resolver tudo no mesmo dia: meu registro, visto, seguro saúde, a atualização de papelada do Kristian (eu tô valendo dinheiro pra ele, com o casamento ele ganha redução de imposto ;) e passa a receber mais salário! hehehe). Bom, fomos felizes e contentes para o Ausländerbörede.

Na chegada já notamos que o sistema tinha mudado. Na primeira vez que fomos lá, não precisava marcar um "Termin", que é como se fosse uma consulta - marcar um compromisso - para sermos atendido. Já de cara fomos barrados. Então o Kristian tentou falar com o pessoal e explicar nosso caso, que a gente casou, que estou procurando emprego. Bom... péssima ideia! O cara que nos atendeu simplesmente ignorou todas as regras atuais para brasileiros e simplesmente disse que eu teria que ir pro Brasil para pedir o visto. Aí pra ajudar, ele nos entregou uma carta que era endereçada ao consulado Alemão em Porto Alegre. Só que essa carta está selada e o cara disse que não estávamos autorizados a abrir essa carta!

Bom... minha cabeça começou a pensar 500 mil coisas! "Bah... certo que esse cara escreveu que é pra negar meu visto!" Essa foi a primeira coisa que eu pensei. A gente saiu tão desnorteado de lá que não tem nem como descrever. Toda a nossa alegria e leveza foi pro espaço! E ficou só a preocupação, indignação, e a sensação de não saber nem por onde começar.

Aí, meu super marido (que chique heim) entrou em ação! Colocou nosso caso em foruns de discussão e em paralelo eu procurei a regras para casamento entre brasileiros e alemães! Juntamos todas as informações e confirmamos que nós estávamos certos! A gente seguiu todas as regras, e agora pela lei alemã é meu direto ficar na Alemanha com meu marido.

Nesse meio tempo a minha vizinha, Carolina ligou pro Ausländerbörde pra marcar o maldito Termin. Só que aí descobrimos que eu já tinha um horário marcado! Mas como isso era possível! Os caras recém tinham nos negado o atendimento e tinham nos mandado embora do escritório sem nem nos escutar direito!!!! Em paralelo o Kristian começou a enviar emails pra todos os órgãos relacionados com imigração de pessoas qualificadas para a Alemanha. Conseguiu uma resposta de um desses órgãos dizendo que o pessoal em Dortmund está errado e que eles não podem me negar o visto. Com base nisso, o Kristian mandou um email pros chefes do departamento aqui em Dortmund e também pro departamento em si que estava errando.

Aí a gente descobriu o que estava acontecendo. O cara que nos atendeu percebeu o erro dele logo após o momento que deixamos o departamento. Aí ele mesmo agendou o maldito Termin no meu nome e mandou uma carta pra gente com os documentos que precisamos apresentar no dia 16/12 (dia do meu Termin). Bah! Aí nosso mundo começou a melhorar! Vocês não tem noção do quão é importante o fato do cara sozinho ter percebido que errou e ter reparado o erro dele! Isso é praticamente um milagre! Um alemão JAMAIS admite que está errado. Ele argumenta contigo e diz que tu está errado!

Só pra dar um pouco mais de emoção tivemos mais um probleminha. Um dos documentos que eu preciso apresentar requer a assinatura da dona da casa (Hausmeisterin). Só que ninguém respondia no Ap dela :(. Aí mais uma vez a super Carolina me ajudou. Ela foi comigo conversar com uma outra moradora que é amiga da Hausmeisterin. Essa moradora nos disse que a Hausmeisterin está viajando e só volta no dia 27/12!! Uhuuu!!! Ótimo! Era tudo que a gente precisava! Bom, mas ela nos deu o número da filha da Hausmeisterin. A Carolina ligou, explicou o nosso caso, e descobriu que essa filha estava vindo pra Dortmund nesse final de semana passado e que poderia assinar o documento pra gente! Ufa!! Menos 1 problema saiu da nossa lista!

Enfim, juntamos toda a documentação e vamos ver o que vai acontecer no dia 16/12! Eu espero realmente que tudo corra bem. Caso contrário nem sei por onde começar...

Ahhh... esquici de mencionar! Nesse meio tempo fiz uma feijoada pros amigos do Kristian com direito a caipirinha e tudo mais! Eles adoraram!!

E também tem outra notícia! Decidimos que realmente estamos indo pro Brasil no dia 20/12. Essa é outra longa história que fica pra outro momento. Mas o certo é que chegaremos em POA no dia 21/12 ao meio dia ;). A maior parte do tempo ficaremos em Rosário do Sul. Mas entre os dias 17/01 e 23/01 estaremos em POA.


Bom... esse post já está grande o suficiente!
Té mais!

2 comentários:

  1. Tranquilis tranquilis que vai dar tudo certo. Te esperamos aqui com teu nhém pra bater um papo e dar um abraço especial. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sempre deve haver um pouco de emoção senão perde a graça. Dará tudo certo ! Bjão nos dois.

    ResponderExcluir